O metamodelo é como uma dança que ocorre num diálogo!
.
Conforme a pessoa que está com um sofrimento psíquico vai se expressando, o comunicador ou psicoterapeuta faz alguns desafios que visam uma melhor compreensão daquilo que está sendo dito. Assim a pessoa percebe novas perspectivas e “olha” para aquele “problema’ de outro modo, mais profundo.
.
Os verbos não especificados são muito comuns neste tipo de contexto, ocorrem quando o indivíduo provavelmente não está fazendo uma associação entre a ação e como a mesma ocorreu.
.
Na frase “Estou cansado de ajudá-lo!” por exemplo, não está explícito como a pessoa pratica esta ajuda, que tipo de ajuda é esta, quais comportamentos estão envolvidos com ela. O que está sendo eliminado é a forma que a ação acontece.
.
Os verbos inespecíficos estão na categoria de eliminação no metamodelo.
.
As perguntas desafio para este tipo de padrão são:
Como? De que forma? De que maneira? De que modo?
.
Estas perguntas buscam um comportamento que após ser refletido pelo indivíduo pode ser um bom aliado no processo de mudança, além de começar a ramificar o processo trazendo novos desafios e compreensões.
.
“Eu ajudei ele com esta história”. Como você ajudou ele? De que forma foi esta ajuda?
.
“Ela vai garantir o seu futuro”. Como ela vai fazer isto? De que forma ela garantirá o seu futuro?
.
“Estou modificando meu comportamento”. De que modo você esta fazendo isso? Como está modificando o comportamento? Como?
.
Pode-se também as vezes praticar este tipo de indagação consigo mesmo, para enriquecer o próprio “mapa” interno a respeito de alguma ação que pode ser proveniente de um pensamento automático.
.
Vamos treinar este {código }?
Quando for comentar o que achou deste ensinamento dê um exemplo de frases comuns com o verbo não específico.
.
Até o próximo {código da linguagem } !
.
Siga no Insta: @codigodalinguagem
. #verbonaoespecifico#metamodelo#psicoterapia#miltonerickson#virginiasatir#pnl#hipnoseconversacional#generalizacao#eliminacao#distorcao#codigodalinguagem#comunicacaoprofunda#influencia#linguagemhipnotica#sugestoesindiretas#autoconhecimento#psicologiasocial#psicoterapia
Add comment
You must be logged in to post a comment.