As pessoas podem aprender este padrão, você sabe…
.
Existem padrões de linguagem da hipnose ericksoniana que são muito úteis para “completar informações” na experiência interna do indivíduo. São padrões de linguagem vaga, generalizada, aberta.
.
Nesta frase temos um exemplo disto: “as pessoas” (faz com que o indivíduo busque na sua experiência quais pessoas são estas e que generalize o que vem após esta expressão para se enquandrar em si mesmo). “Podem” (verbo de impacto e poder, se as pessoas podem, eu também posso). “Você sabe” (expressão desafio que fortalece a aceitação e engajamento pelo indivíduo, que é encorajado a acatar a sugestão proposta).
.
A sugestão é colocada entre o “podem” e “você sabe”. Esta pequena fórmula auxilia o processo de reflexão e integração dos pensamentos do indivíduo com a sugestão dada.
.
“As pessoas podem sorrir, você sabe”. “As pessoas podem criar uma rotina saudável para si mesmas, você sabe”.
.
Este padrão pode ser também invertido: “Você sabe, nome da pessoa, as pessoas podem…”. “Você sabe, Maria, as pessoas podem se ver livres daquilo que as fazem sofrer!”
.
Perceba que quando se diz “as pessoas podem”, está tornando aquilo que vem após esta expressão algo fácil e comum. É um processo de generalização, que neste modelo funciona mais ou menos como o contrário do que foi visto no metamodelo, onde questionamos quais “pessoas” são estas, quando esta frase é colocada.
.
Estas diferenças nos modelos de linguagem serão bastante abordadas por aqui.
.
As pessoas podem ficar atentas aos novos conteúdos, você sabe!
.
Há uma variedade imensa destes padrões de linguagem que são muito úteis num contexto psicoterapêutico ou de comunicação e o {código da linguagem} explorará aos poucos estas expressões que são como fórmulas preciosas da hipnose conversacional.
.
As pessoas podem ter cada vez mais interesse em dominar a linguagem para serem mais acertivas, você sabe!
.
As pessoas podem compartilhar e comentar aquilo que acham interessante para auxiliar outras pessoas a terem conhecimento também, você sabe!
Add comment
You must be logged in to post a comment.