Estratégias Conversacionais e de Observações profundas - Psicoterapias - Antropologia - Autoconhecimento

Negatividade.

dezembro 8, 2024 by in category Uncategorized with 0 and 0

O hábito de pensar naquilo que demanda perigo!

Os pensamentos negativos, as “imagens de problemas”, que muitas vezes geram emoções incômodas ou processos negativos de comportamento, são ferramentas de proteção, na maioria das vezes interpretadas equivocadamente pelo sistema cognitivo.

Se você está andando numa rua e ao mesmo tempo que tem um bebê brincando agradavelmente, tem um carro vindo na sua direção. Você direcionará sua atenção para o bebê ou para o carro?

Se você está numa floresta e tem um lindo passarinho cantando num galho ao mesmo tempo que ouve um barulho de onça numa moita que se mexe. Você colocará sua atenção, quererá ouvir e ver melhor a moita ou o passarinho?

Perceba que este sistema é quase autônomo, ou seja, acontece na maioria das vezes automaticamente, inconscientemente, como um processo natural de proteção do organismo humano.

O ser humano costuma ter mais imagens negativas que positivas internamente porque precisa sobreviver.

Acontece que nem sempre o perigo é real.

A razão fica traduzindo estes “episódios de sobrevivência” como ela pode, com suas referências sociais, individuais e neurológicas.

Quando a consciência, o intelecto, consegue ir na contramão da parte ilusória deste sistema, ou seja, consegue vetar o pensamento negativo, ou trocar por algo positivo, uma nova previsão é gerada.

Um processo criativo que demanda um pouco de esforço cognitivo, pois a vida toda o outro lado foi treinado, pensar negativamente foi extensamente repetido pelo seu corpo-mente.

Aquilo que demanda maior esforço do sistema gasta mais energia e um atributo do corpo é que ele procura “economizar energia”. Por isto parece difícil.

Com a prática inicial, o processo se torna um novo hábito mais construtivo, que traz mais presente “estado de espírito” (ou afeto).

Qualquer coisa que se faz inúmeras vezes se torna autônomo e o ambiente corporal não precisará mais de tanta energia.

É necessário quebrar a resistência inicial para modificar o sistema afim de experimentar o “bom da vida”.

Vini

Siga: @codigodalinguagem

#metaforas #aprendizagem #psicoterapia #miltonerickson #codigodalinguagem #autoconhecimento
#autoinvestigação

Add comment

CÓDIGO DA LINGUAGEM ~2024

error: Content is protected !!
× Como posso te ajudar?